Além de ser investigadora na área de ciências computacionais e robótica na Carnegie Mellon, Manuela Veloso também colabora com o Instituto de Sistemas e Robótica de Portugal.
A cientista (na foto) foi agora nomeada ‘Einstein Chair Professor 2012’ pela Academia na China. A lista completa de nomeados inclui investigadores em informática, biologia, química, medicina, física e outras áreas científicas.
O programa ‘Einstein’ foi recentemente criado e visa criar relações entre as instituições científicas chinesas e grandes centros de investigação internacional.
Rôbos desempenham tarefas no campus
As criações robóticas de Manuela, também conhecidas por “CoBots”, são usadas dentro do Campus da CMU para fazer entregas e outros tipos de tarefas, embora, para chamar o elevador e abrir portas, necessitem da ajuda das pessoas. Além das tarefas, os rôbos interagem verbalmente com as pessoas, fazendo pedidos e agradecendo a ajuda.
“Neste momento, tenho dois CoBots a funcionar e outros dois prontos para Janeiro. Os que tenho já andaram mais de 100 quilómetros autonomamente nos nossos edifícios. Andam de elevador e vão aos diferentes andares do complexo”, disse a investigadora à agência Lusa.
A portuguesa tem vindo a desenvolver um novo conceito no campo da robótica, a ‘autonomia robótica’, segundo o qual os robôs conhecem os seus limites percetuais, físicos e de raciocínio e pedem assistência de pessoas para completar tarefas.
Uma das facetas mais conhecidas do seu trabalho é a dos robôs-futebolistas, que competem anualmente num torneio internacional com vista ao aperfeiçoamento da cooperação entre as máquinas num ambiente complexo.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta e Vítor Fernandes]