A inovação, que foi desenvolvida pelo Centro de Investigação Riken-SRK, em Nagoya (Japão), pesa cerca de 140 quilos e tem um aspeto semelhante a um urso polar.
Capaz de suportar uma pessoa com peso até 80 quilos, o robô consegue calcular a força que é necessária através de vários sensores incorporados, explica o centro em comunicado de imprensa.
O 'Robear' é constituído por pernas extensíveis, que o ajudam a evitar a queda, e move-se em marcha lenta, devido aos seus braços mecânicos e sensores de movimento.
De acordo com o mesmo comunicado, estes sensores ajudam a que esta espécie de 'enfermeiro' consiga efetuar a elevação dos pacientes garantindo a sua segurança.
Este robô vai permitir uma resposta a um dos problemas com que o Japão se depara atualmente: o reduzido número de pessoas que prestam cuidados de saúde, não sendo suficientes para dar resposta ao elevado número de idosos existentes naquele país, embora não possa substítuir o enfermeiro. O 'Robear' sucede-se ao 'Riba', criado em 2009.
Notícia sugerida por Maria da Luz