O Ziphius, um drone aquático português que pode ser controlado através de dispositivos iOS ou Android, acaba de sagrar-se o grande vencedor do concurso "Insert-Coin" do Engadget, o maior blog tecnológico do mundo, ao arrebatar os dois prémios.
O Ziphius, um drone aquático português que pode ser controlado através de dispositivos iOS ou Android, acaba de sagrar-se o grande vencedor do concurso “Insert-Coin” do Engadget, o maior blog tecnológico do mundo, ao conquistar os dois prémios em disputa num valor total de 25 mil dólares (cerca de 19 mil euros).
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a empresa portuguesa Azorean, uma spin-off da YDreams, revela que o Ziphius fez, esta segunda-feira, a capa do Engadget, dando-se, assim, a conhecer a mais de 11 milhões de leitores de todo o mundo. “Este é um momento simplesmente fantástico para a Azorean e a YDreams e também para Portugal”, afirmam os criadores.
O robô aquático foi o “gadget” mais votado entre os 10 finalistas, quer online, quer durante o evento Engadget Expand, que decorreu este fim-de-semana em São Francisco, nos EUA, e contou com a presença de personalidades de renome na área da tecnologia.
O protótipo do Ziphius durante o Engadget Expand, nos EUA
Graças ao sucesso que conquistou entre os utilizadores e os especialistas, o Ziphius conquistou o prémio do público (o Reader's Award), no valor de 5 mil dólares (cerca de 3.850 euros), e o grande prémio (o Grand Prize), resultante da escolha do júri, do público presente em São Francisco e da votação online, no valor de 20 mil dólares (perto de 15.400 euros).
A vitória engloba ainda o direito a um artigo acerca do Ziphius no Engadget, que será publicado pelo blog tecnológico durante uma campanha de crowdfunding que a Azorean, liderada por Edmundo Nobre, promete lançar em breve.
Para já, a empresa pretende saborear a distinção, que se assume como “uma importante ajuda para a obtenção do financiamento necessário para passar de protótipo a um produto com distribuição mundial”.
“A visibilidade deste evento e do blog Engadget permitem ao Ziphius ganhar notoridade internacional”, destacam ainda os responsáveis por este “gadget”, que em breve poderá ser melhorado por programadores independentes.
O Ziphius pode ser controlado remotamente através de um smartphone ou tablet e tem incorporada uma câmara de alta definição que permite ao utilizador explorar as águas em que o robô se encontre parcialmente submerso em tempo real.
Veja abaixo um vídeo que ilustra o funcionamento do “gadget” premiado e clique AQUI para ver uma entrevista de Cristina Gouveia, da Azorean, sobre o Ziphius ao Engadget (em inglês).