No total, inscreveram-se 237 start-ups no concurso Road 2 Web Summit, mas apenas 170 puderam candidatar-se. As vencedoras têm agora a oportunidade para se mostrarem num dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo, porém fomos atrás de outras que também concorreram.
Aqui ficam alguns exemplos de start-ups nacionais cujas ideias têm igual valor e potencial, apesar de não integrarem a lista de escolhidas.
LINK: http://portal.i9magazine.pt/66-start-ups-portuguesas-vao-representar-portugal-no-web-summit
Phosphorland
Software de gestão agrícola que permite integrar qualquer outro tipo de tecnologias, como sistemas de irrigação, estações meteorológicas, etc…, podendo controlar todos os fatores das explorações agrícolas. O objetivo é ajudar na gestão e na tomada de decisões que permitam aumentar a produtividade e rentabilidade, otimizando os recursos.
Produto em comercialização B2C e B2B, com modelos de gestão para clientes particulares, mas também para cooperativas e associações agrícolas.
Equipa: 2
Fundada: 2015
Incubada: Startup Braga
Está à procura de: Investimento, contactos e parceiros. Ainda sem certezas (e tempo), gostariam de estar presentes na Web Summit.
Followprice
É uma ferramenta que permite aos consumidores seguirem o preço dos produtos em que estão interessados nas várias lojas online. Através deste sistema automático e instantâneo, o cliente pode entrar no site de e-commerce, deixar os seus dados e receber, no seu e-mail ou no Facebook, notificações sempre que os artigos entrem em promoção.
Cerca de 350 lojas usam a solução Followprice. Fnac, Meo e Kuantokusta são alguns dos seus clientes.
Já receberam investimento da Portugal Ventures e da Best Horizon.
Equipa: 10
Fundada: 2014
Incubada: Startup Lisboa
Está à procura de: Contactos para chegar a novos clientes e parceiros. Tiveram a sorte de receber bilhetes para participarem na Web Summit!
Undersee
A Undersee está a desenvolver um protótipo de um sistema para monitorização subaquática da qualidade da água em indústrias poluidoras, ETAR, etc…
Até 2018 estará em incubação na Agência Espacial Europeia – no ESA Business Incubation Centre.
O projeto está a ser desenvolvido dentro da empresa Matereo (engenharia civil e mecânica e I&D), com potencial de transformação em nova unidade de negócio e/ou em spin-off.
Equipa: 6
Fundada: abril 2016
Incubada: ESA BIC Portugal (Instituto Pedro Nunes – IPN, Coimbra)
Estão à procura de: Contactos. A equipa vai participar na Web Summit com o intuito de conhecer pessoas, sem grande preocupação comercial. Vão desfrutar do evento!
Guestly
É um sistema mobile de relacionamento entre o hotel e o hóspede com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente, bem como as vendas das unidades hoteleiras.
Têm cerca de vinte clientes, desde hotéis de cinco estrelas, como o Melia Madeira Mare; apartamentos turísticos e hostels, como o The Independente, em Lisboa; até cadeias hoteleiras, como um grupo de cinco hotéis em Barcelona.
A Guestly é uma spin-off da Proinov.
Equipa: 5
Fundada: 2014
Incubada: Startup Madeira
Está à procura de: Investimento (cerca de 500 mil euros para algum desenvolvimento, mas em particular para marketing e vendas) e parceiros de negócio. A Guestly vai estar na Web Summit depois de ter sido selecionada no âmbito do Programa Alpha.
Fi-Sonic
Tem como intenção ser “os ouvidos das cidades inteligentes, do futuro”.
Possuem microfones que se ligam às infraestruturas das cidades inteligentes, permitindo detetar quando há acidentes, níveis anormais de ruído, pedidos de socorro, etc…
A Fi-Sonic surgiu após a participação no programa de aceleração Soul-Fi, do IPN, no qual são apoiadas empresas focadas na tecnologia FIWARE – um software que está a ser adotado pelas cidades inteligentes.
Têm colhido muito interesse e procura por parte de clientes internacionais, sobretudo de países da América Latina – Uruguai, Colômbia, entre outros. Em Portugal estão a fazer testes e ensaios na cidade de Odivelas e também em Lisboa.
Equipa: 5
Fundada: 2015
Incubada: Spin-off do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa)
Está à procura de: Clientes, mais do que de investimento. Vão à Web Summit através da presença no programa Smart Open Lisboa – iniciativa que pretende melhorar a cidade de Lisboa através da utilização de open data para resolver os problemas diários dos cidadãos.
360 Waste
Plataforma integrada para gestão da recolha de resíduos diferenciados ou indiferenciados para os municípios ou empresas privadas, como centros comerciais.
Este produto faz parte do portefólio de soluções da empresa Evox – que atua na área de desenvolvimento de produtos à medida (hardware, software, entre outros, para smart cities).
O desenvolvimento do produto foi ultimado em outubro, mas já conta com alguns testes piloto e quatro clientes.
Equipa: 3
Fundada: 2015
Incubada: Centro Empresas Inovadoras, Castelo Branco
Está à procura de: divulgar o produto e parcerias estratégicas. A Evox foi selecionada para participar na Web Summit através do Programa Alpha.
O conteúdo Road 2 Web Summit – Mais do que 66 eleitas aparece primeiro em i9 magazine.