No futuro, a produção hidroelétrica poderá vir a ser possível sem a construção de barragens, permitindo que os rios gerem eletricidade de uma forma mais ecológica. É este o propósito da "Grande Turbina de Rio" desenvolvida por um designer dos EUA.
No futuro, a produção hidroelétrica poderá vir a ser possível sem a construção de barragens, permitindo que os rios gerem eletricidade de uma forma mais ecológica. É esta a proposta do designer Michael Jantzen, que desenvolveu um engenho batizado “The Great River Turbine” (“A Grande Turbina de Rio”).
De acordo com o seu site oficial, a estrutura em causa consiste num conjunto de doze enormes pás com uma turbina integrada. Quando a turbina gira com a força das águas é possível gerar eletricidade.
Além disso, ao contrário do que acontece atualmente nas centrais hidroelétricas, a turbina fica à vista de todos e apoiada numa plataforma flutuante, o que lhe permite subir ou descer consoante o nível das águas.
Segundo Michael Jantzen, esta “Grande Turbina de Rio”, que tem um diâmetro de 30 metros, pode funcionar, ao mesmo tempo, “como uma atração turística e como um poderoso gerador de eletricidade”, tendo sido desenhada para ser implantada perto de uma grande cidade.
O designer dá o exemplo da cidade de St. Louis, nos EUA, ao longo do Mississippi, onde a turbina “poderia gerar eletricidade continuamente sem poluição”, ao mesmo que cativaria a atenção dos visitantes e locais, sensibilizando-os para a importância das energias limpas e da sustentabilidade ambiental.
Clique AQUI para saber mais sobre a “Grande Turbina de Rio” (em inglês).
[Notícia sugerida por Elsa Martins]