Chama-se Ajang (“enorme”, em nepalês) e é o novo habitante do Jardim Zoológico de Bedfordshire. O rinoceronte bebé, nascido há apenas 10 dias, já pesa 82 quilos e foi apresentado ao público esta quinta-feira. A equipa do Zoo mostrou-se muito satisfeita, especialmente porque esta é uma espécie animal ameaçada.
A cria é fruto do acasalamento entre Behin, uma rinoceronte fêmea oferecida pelo Nepal ao jardim zoológico de Whipsnade – de onde Ajang foi transferido -, e Hugo, um rinoceronte de 12 anos que veio da Polónia é foi agora pai pela primeira vez.
“Foi um trabalho de parto muito extenuante para Behin, por isso foi um enorme alívio vê-la a dar à luz uma cria saudável, que em pouco tempo já andava pelas suas próprias patas, sem quaisquer apoios. Behin tem demonstrado ser uma mãe maravilhosa”, afirmou Veronica Watkins, responsável do zoo de Whipsnade, em declarações à BBC.
Os rinocerontes asiáticos são uma espécie em risco de extinção. Por isso, a Sociedade Zoológica de Londres, que gere o zoo de Whipsnade e da capital britânica, tem vindo a trabalhar na conservação das espécies selvagens que ainda subsistem no Nepal.