A Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) publica, em Setembro, o primeiro número de uma revista mensal gratuita destinada sobretudo a cegos, que será publicada em versão digital, braille e áudio.
A revista pretende, sobretudo, “divulgar temas relacionados com a inserção social das pessoas com deficiência visual, contribuindo assim para o esclarecimento da população em geral e fomentando boas práticas de inclusão social”, disse ao Boas Notícias o coordenador do serviço de leitura para deficientes visuais da BMC, José Adelino Guerra.
Outro objetivo da nova publicação é “estimular a participação dos utentes em atividades culturais, nomeadamente as que são realizadas no âmbito do Departamento da Cultura da BMC”, diz Adelino Guerra.
Intitulada “Jardim da Sereia – Revista Inclusiva de Divulgação Tiflo-cultural”, a revista, com periodicidade mensal, tem uma redação composta por elementos fixos e colaboradores, apostando também na “divulgação de textos não inéditos, com a referência à fonte, sendo a mais-valia neste caso a divulgação através de formatos acessíveis a deficientes visuais”.
O responsável explicou ainda que o formato digital será distribuído gratuitamente por correio eletrónico aos utentes do serviço de leitura e a qualquer pessoa que faça a inscrição para a sua receção. O formato áudio pode ser obtido a partir do formato digital, que inclui um link para efetuar o download. Já o formato braille pode ser adquirido no Serviço de Leitura para Deficientes Visuais da BMC ou enviado (via CTT) para os utentes do serviço.
Entre as rubricas da revista figuram “Tiflologia” – uma secção que aborda assuntos relacionados com as pessoas que têm deficiências visuais – e “Coimbra dos meus amores” com pequenos textos sobre a cidade e que, nesta primeira edição, fala sobre o Parque de Santa Cruz (conhecido por Jardim da Sereia), junto do qual está instalada a Casa Municipal da Cultura, onde funciona a BMC.
Para subscrever a revista ou obter mais informações contacte o email leitura.especial@cm-coimbra.pt .
[Notícia sugerida por Carlos Borges]