Csillag Adél, autora do artigo, sublinha o design peculiar da casa contemporânea, que diz parecer “deformada”, para se questionar sobre o motivo da “metade que falta” ao edifício e imaginando como seria viver naquela casa.
O artigo apresenta os arquitetos portugueses José e Nuno Mateus, fundadores do ARX Portugal Arquitetos, e leva o leitor numa visita guiada pela casa, desde o seu teto alto, passando pelo pátio com vista para as montanhas, até ao “jardim aquecido pelo sol”.
Já não é a primeira vez que os trabalhos do ARX Portugal Arquitetos são destacados na Hungria. Em 2003 e 2004, a arquiteta Brigitta Cser fez entrevistas aos Arquitetos/Fundadores Nuno e José Mateus que foram publicadas nas revistas Octogon Architecture & Design e Építészfórum (Architect Forum).
Sites e blogs húngaros de arquitetura e design também já têm escrito notícias e artigos sobre as boas práticas e obras da empresa.
Reconhecendo a importância da arquitetura lusa no mundo, Tamás Szentirmai, arquiteto húngaro, falará, no próximo dia 29 de Fevereiro, sobre a arquitetura portuguesa contemporânea – tema que deu nome ao seu livro de 2010 -, no Centro de Língua Portuguesa de Budapeste.
Clique AQUI para aceder ao artigo na Prae.hu e AQUI para aceder a fotos e informações sobre a casa em Possanco.