Foram mais de cem artigos publicados este ano por reumatologistas em revistas nacionais e internacionais com elevado factor de impacto. No âmbito do Dia Mundial da Ciência, o anúncio é feito pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia que pretende enaltecer o trabalho dos especialistas que vai muito além da atividade assistencial de excelência que presta aos seus doentes.
Portugal conta com cerca de 200 reumatologistas. Ora só em 2018, 108 artigos científicos foram publicados o que reflete que a grande maioria destes especialistas se dedica à investigação científica para além da sua atividade clínica. Outros reumatologistas colaboram ainda em vários ensaios e estudos clínicos nacionais e internacionais.
Luís Cunha Miranda, Presidente da SPR, sublinha que “o resultado destas publicações refletem trabalhos de excelência produzidos na área da reumatologia e cabe à SPR enaltecer a dedicação dos especialistas bem como continuar a apoiar o seu trabalho” e acrescenta ainda que “os reumatologistas portugueses têm uma forte componente de investigação, expressa pelo grande número de publicações efetuadas em revistas estrangeiras indexadas de elevado prestígio, bem como apresentações científicas em reuniões e congressos internacionais que colocam a reumatologia portuguesa no topo da investigação científica.”
Sociedade Portuguesa de Reumatologia
A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), fundada em 1972, é uma organização científica que tem por objetivo promover o desenvolvimento da reumatologia ao serviço da saúde da população portuguesa. A sua atuação tem por finalidade fomentar o conhecimento das doenças reumáticas, favorecendo a formação médica, bem como o desenvolvimento de estudos e projetos de investigação em Reumatologia. A SPR assume-se, igualmente, como um centro de documentação destinada quer a profissionais, através da edição e publicação de informação científica médica especializada, quer ao público em geral, mediante o seu website. Além disso, coopera com as associações de doentes e planifica ações de educação às populações. Atualmente, representa 200 profissionais, com os quais colabora na defesa do título de Reumatologista e do bom nome da especialidade.
O conteúdo Reumatologia portuguesa no topo da investigação científica internacional aparece primeiro em i9 magazine.