Da autoria de Vasco Lima Mayer e Carlota Meirelles, “Inside Out Alfacinha” é parte de um projeto maior iniciado pelo fotógrafo francês JR que, em 2011, venceu o prémio do TED [Technology Entertainment Design].
O projeto desafia pessoas individuais ou grupos, de qualquer ponto do globo, a mudarem a sua comunidade através de retratos gigantes que são expostos em sítios públicos.
JR convida pessoas anónimas a enviarem-lhe retratos em formato digital, que são depois impressos por si. Os cartazes impressos são reinviados aos autores das imagens para serem expostos nas suas comunidades.
A ideia nasceu de um convite dirigido ao fotógrafo, em 2001, para criar um projeto de arte que envolvesse a sociedade e ajudasse a mudar o mundo.
Desde então, “Inside Out” já “viajou” para a América Latina, Médio Oriente e Ásia central, Inspirando artistas e cidadãos a abordar temas como a diversidade cultural ou as consequências das alterações climáticas.
84 lisboetas fotografados
A equipa do “Inside Out Alfacinha” – adaptação lisboeta do projeto – fotografou 84 pessoas nos bairros típicos de Lisboa, como o de Alcântara e o da Mouraria, durante os meses de Dezembro de 2013 e de Janeiro deste ano.
Contudo, esta não é a primeira vez a que assitimos, em Portugal, à influência do projeto de JR, em Portugal. As iniciativas WOOL (Festival de Arte Urbana da Covilhã) e Inside Out Lx inspiraram-se no mesmo projeto do fotógrafo.
“Inside Out Alfacinha” esteve em exibição à frente do Museu do Design e da Moda (MUDE), que foi parceiro do projeto. As imagens deveriam ter permanecido até dia 11 de Julho no local mas devido à chuva acabaram por ser retiradas antecipadamente. Contudo, no site oficial do projeto ainda é possível ver todos os retratos que integraram o “Inside Out Alfacinha”.
Clique AQUI para saber mais sobre o projeto.