Victoria Mendonza, de 22 anos, teve, durante dez anos, um tumor cerebral que lhe ocupava parte da face e tinha cerca de 15 centímetros de diâmetro.
Segundo declarações do neurocirurgião, Luís Contreras, à agência Reuters, a equipa médica teve de “abrir a pele do rosto da jovem para expor o tumor e assim ir retirando pouco a pouco”. “A parte mais delicada era junto às artérias da base do crânio e no cérebro, porque quaisquer danos nestas estruturas poderiam ser fatais”, explicou.
A equipa médica juntou cerca de 20 especialistas dentro da sala de operações, incluindo neurocirurgiões, anestesistas e um oftalmologista.
Duas semanas após ter sido operada, Victoria Mendonza Rurush apareceu em público para agradecer aos cirurgiões e a todas as pessoas que a apoiaram, nomeadamente ao diretor-geral do hospital, José Fuentes Rivera Salcedo, e ao presidente do Conselho de Ministros, Rosario Fernández.
Para além de um grande avanço para o Peru, esta cirurgia teve um impacto muito positivo na vida da jovem de 22 anos. “Se nada tivesse sido feito, isto teria provocado muitas lesões na sua vida”, disse Luís Contreras.
Clique AQUI para ver a reportagem em vídeo
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]