Há um restaurante português entre os 10 espaços de restauração da Europa que mais merecem uma visita para a Fodor's, a maior fonte de informação turística do mundo em língua inglesa, que colocou o Vila Joya, em Albufeira, numa lista restrita.
Há um restaurante português entre os 10 espaços de restauração da Europa que mais merecem uma visita. A opinião é da Fodor's, a maior fonte de informação turística do mundo em língua inglesa, que colocou o Vila Joya, em Albufeira, numa lista restrita dada a conhecer semana passada.
“Todos sabemos que as capitais europeias, como Paris, Londres ou Roma, estão recheadas de gastronomia de primeira classe, mas alguns dos melhores restaurantes do mundo estão fora dos limites das cidades”, escreve Nicholas DeRenzo, que assina esta compilação da Fodor's.
Segundo DeRenzo, estes espaços, muitas vezes desconhecidos, “estão localizados em montanhas, subúrbios industriais, aldeias históricas e províncias subvalorizadas”. Da sua grande qualidade, defende o autor do artigo, é exemplo, entre outros, o Vila Joya, no Algarve, que integra, aliás, o 'ranking' dos 50 melhores restaurantes do munodo de 2014.
“Situado num luxuoso penhasco com vista para a costa algarvia, o Vila Joya, elegante resort e spa de praia, alberga o melhor restaurante português, um dos dois únicos locais do país com duas estrelas Michelin”, introduz o crítico, destacando o trabalho do chefe austríaco Dieter Koschina, responsável pela cozinha do estabelecimento de Albufeira.
De acordo com DeRenzo, embora seja oriundo da Áustria, “o chefe mostra uma reverência profunda pelos ingredientes locais, que frequentemente são misturados segundo técnicas do norte da Europa”. O bacalhau, por exemplo, “é servido confitado com 'coulis' de beterraba e iogurte”, ilustra.
Ao passar por Albufeira, os turistas podem ainda aproveitar, realça a Fodor's, para desfrutar daquela que é “a maior 'cidade-resort' da costa do Algarve, com praias cheias rodeadas de penhascos dramáticos e formações rochosas”.
Desta compilação dos 10 restaurantes a não perder na Europa fazem ainda parte representantes de países como Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, Suécia, Holanda, Reino Unido ou Bélgica.
Clique AQUI para conhecer todas as escolhas da Fodor's (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz