Os resíduos perigosos estão depositados em 5 hectares de terrenos do parque empresarial do Barreiro. De acordo com a ministra do Ambiente estes resíduos seguirão depois de retirados para um Centro Integrado de Valorização de Resíduos.
“O país fez um caminho para termos infraestruturas para gerir de forma adequada os resíduos. Estes centros têm capacidade para tratar este tipo de resíduos”assegurou a ministra Dulce Pássaro.
A ministra do Ambiente explicou ainda que só depois da remoção de resíduos da Quimiparque é que será possível avaliar o grau de contaminação dos solos e partir para uma solução que consistirá na remoção total ou em ações de remediação.
Ao longo deste ano o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território vai desencadear operações de descontaminação de solos e remoção de passivos ambientais, em várias zonas do país, nomeadamente Sines, Alcanena, Seixal.
Intervenções similares foram já realizadas para recuperar as áreas mineiras degradadas em Castelo de Paiva, Vimioso, Vila Pouca de Aguiar, Nelas, Tábua e Aljustrel.