Chegou setembro e com ele o tão esperado regresso às aulas. O entusiasmo dos mais novos por reverem os colegas e viverem mais um ano de muitas aventuras e aprendizagem é contagiante, levando muitas vezes a que os pais comprem e gastem mais do que é necessário, sobrecarregando o orçamento familiar e, muito importante, o nosso ambiente. Para que isso não aconteça, a Sociedade Ponto Verde partilha algumas dicas e hábitos para um regresso às aulas mais sustentável.
- Aproveite o que já tem
De ano para ano, muitos são os materiais que acabam por não ser totalmente utilizados. Dê uma vista de olhos ao que tem em casa e, juntamente com o seu filho, perceba o que pode ser reaproveitado. Aproveite esta altura para explicar ao seu filho a importância de reaproveitar materiais e o contributo para proteger o ambiente.
- Ofereça o que já não precisa
Depois de realizada a vistoria aos materiais do ano passado, provavelmente acabará por encontrar muitos que o seu filho já não precisa. O destino mais indicado para estes é dá-los a quem poderá ainda encontrar utilidade nestes materiais. Desde familiares, amigos, vizinhos ou mesmo instituições.
- Dê largas à imaginação
E porque reutilizar também pode ser divertido, porque não darem uma nova vida à mochila do ano passado? Desde aplicar rendas, tachas, botões ou mesmo pompons, as hipóteses são infinitas. Os projetos de DYI [do it yourself] em família não têm de parar por aqui, podendo estender-se aos cadernos do ano passado, personalizando-os com colagens de restos de tecidos que tenha em casa. Para que a falta de jeito ou de inspiração não sirvam de desculpa, recorra às redes sociais como o Pinterest e deixe-se maravilhar.
- Faça uma lista
Agora que já sabe o que tem em casa, já pode fazer uma lista do que ainda falta. Antes de ir às compras, opte por procurar opções em 2.ª mão. Veja junto dos seus amigos o que pode aproveitar, podendo até criar uma rede de troca de livros ou, caso prefira, aderir a este tipo de iniciativas online. Com mais alguns itens da lista riscados, chega a hora de ir às compras. Hoje em dia já existem algumas opções mais sustentáveis, que não são necessariamente mais caras, como esferográficas, cadernos, réguas ou tesouras feitas a partir de materiais reciclados.
- Ir para a escola de transportes
De acordo com a idade do seu filho, privilegie o uso de transportes públicos na ida para a escola. Estude os trajetos e opções de transporte com ele, e experimentem fazer o percurso juntos antes do começo das aulas. Ir a pé ou de bicicleta são outras boas opções para reduzir a pegada ecológica! Se for mesmo necessário levar o seu filho de carro para a escola, crie um sistema de boleia com outros pais.
- Reciclar na hora do lanche
Na hora do lanche, as embalagens de bebidas são muitas vezes uma constante. Os pacotes de sumo ou de leite devem ser colocados no ecoponto amarelo. É verdade que estes são principalmente feitos de cartão, mas também contêm plástico e, em alguns casos, alumínio, o que significa que não devem ser colocados no ecoponto azul. O seu destino deverá ser sempre o ecoponto amarelo.
- Mais do que uma garrafa de plástico
A garrafa de plástico da água que o seu filho leva para beber no intervalo das aulas de educação física pode transformar-se, por exemplo, em malha polar para t-shirts e camisolas. Por isso, ensine-o a colocar sempre as garrafas de plástico no ecoponto amarelo porque, quem sabe, este poderá vir a vesti-las!
- O que fazer às canetas e papéis dos artistas lá de casa
Antes de as deitar fora, certifique-se se as canetas não podem ter uma recarga e assim prolongarem o seu tempo de vida. No que ao papel diz respeito, optem sempre por impressões frente e verso e certifiquem-se de que utilizam os cadernos até à última página. Depois de devidamente usado, o papel deve ir para o ecoponto azul para ser reciclado e ganhar uma nova vida. Pode transformar-se em papel de jornal, cartão canelado, novos cadernos, rolos de cozinha e até papel higiénico. O limite é a imaginação!
- Levar a reciclagem para a escola
E que tal sugerir como atividade em aula os alunos construírem o seu próprio ecoponto? Não esquecer de colocar um junto ao bar da escola! Podem também inverter-se os papéis e serem, desta vez, os mais pequenos a ensinar. Juntando os professores, colaboradores e até os pais, os mais novos podem ensinar as regras de reciclagem e mostrar qual o ecoponto mais próximo onde podem colocar as embalagens recolhidas no recinto da escola.
- Ensinar e aprender a reciclar, pelo bem do ambiente
Agora que a sua família já está preparada para começar um novo ano da forma mais ecológica possível com estas dicas da Sociedade Ponto Verde, o próximo passo é manter esta preocupação ao longo de todo o ano. Para isso, converse e ensine ao seu filho a importância de reciclar, tanto em casa como na escola. E porque não procurar atividades extracurriculares relacionadas com o ambiente, como oficinas de reciclagem ou hortas urbanas? São atividades educativas e muito divertidas, tanto para miúdos como para graúdos.