O feto Anogramma ascensionis, endémico da ilha de Ascensão, em África, estava dado como extinto pelos botânicos desde 1950, mas foi agora reencontrado por acaso pelos botânicos Phil Lambdon e Stedson Stroud, do Departamento de Conservação da ilha.
O feto Anogramma ascensionis, endémico da ilha de Ascensão, em África, estava dado como extinto pelos botânicos desde 1950, mas foi agora reencontrado por acaso pelos botânicos Phil Lambdon e Stedson Stroud, do Departamento de Conservação da ilha.A redescoberta foi anunciada em Kew Gardens, em Londres, que patrocinou o resgate bem sucedido deste tipo de feto, como noticia a edição online da BBC.
Ao todo encontraram quatro espécimes deste feto. Depois de semanas em que monitorizaram os quatro fetos decidiram levar parte deles para a Unidade de Conservação Biotecnológica em Kew – Conservation Biotechnology Unit (CBU), em inglês – onde poderiam reproduzir em laboratório num ambiente seguro e estéril mais espécimes destas plantas.
Depois de um processo complexo de transporte para o Reino Unido, os especialistas conseguiram assim reproduzir num ambiente controlado culturas de 60 exemplares desta espécie. A equipa espera agora reunir as condições para repovoar as plantas ao habitat original na ilha de Ascensão.