A campanha solidária “Dê troco a Quem Precisa”, de recolha de fundos em farmácias, angariou um apoio monetário de 25.586,08 euros num total de 45.806 donativos. Esta iniciativa do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, permitiu, assim, que mais 255 pessoas carenciadas fossem integradas no fundo solidário, passando a ter acesso, durante um ano, a todos os medicamentos prescritos de que necessitam.
Entre 4 de novembro e 24 de dezembro de 2017, os portugueses foram convidados a doar o troco resultante das compras efetuadas nas farmácias aderentes. O montante angariado é aplicado num fundo exclusivamente usado na compra dos medicamentos dos beneficiários identificados pelo Programa.
De acordo com um estudo recente da Universidade Católica, um em cada cinco portugueses não consegue adquirir todos os medicamentos receitados pelo médico. “O Programa abem: conta atualmente com mais de 3 mil beneficiários em situação carenciada e ambiciona ajudar 25.000 pessoas até ao final deste ano”, refere Maria de Belém Roseira, representante da Associação Dignitude – entidade dinamizadora.
A recolha de donativos envolveu 526 farmácias de oito distritos (Beja, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu).
Em maio, de 14 a 25, a campanha “Dê Troco a Quem Precisa” estará de regresso às farmácias, desta vez feita em todo o país.