por redação
Os novos membros da Rede Portuguesa de Museus (RPM) vão ser o Museu da Misericórdia do Porto; o Museu Municipal de Loulé, no Algarve, o Museu do Douro, com sede na Régua e diferentes polos na região duriense; e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, no distrito de Leiria.
Paula Silva, diretora-geral do Património Cultural, afirmou que o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, inaugura em maio a respetiva museografia, o que “vai aumentar muito os públicos”.
A responsável adiantou à Lusa que vai ser também terminado o viaduto pedonal, que faz parte do projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, autor do novo edifício do museu.
“O Museu dos Coches foi indevidamente aberto, há dois anos, sem programa museográfico para aquelas belíssimas estruturas”, disse à agência Lusa Paula Silva, que afirmou ter-se sentido “incomodada” quando visitou o museu.
“Conseguimos, a museografia, que está a avançar, e vai ser inaugurada pelo senhor ministro” da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, acrescentou.
A responsável pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) referiu-se ao Museu dos Coches como “a joia da coroa”. Este foi o museu público mais visitado, no ano passado, tendo registado 382.593 entradas.