Depois da rede 3G e da posterior 3,5G, Portugal prepara-se para uma nova revolução tecnológica com a chegada em 2011 da rede 4G na rede de telefones móveis.
Depois da rede 3G e da posterior 3,5G, Portugal prepara-se para uma nova revolução tecnológica com a chegada em 2011 da rede 4G na rede de telefones móveis. A TMN, empresa do grupo Portugal Telecom, apresentou recentemente todas as potencialidades deste novo desenvolvimento tecnológico, os utilizadores poderão com a rede 4G fazer o download de um filme em poucos segundos, ter acesso a canais de alta definição, entre muitas outras funcionalidades.
A empresa portuguesa é assim uma das primeiras a nível mundial a avançar com este novo tipo de rede que tem estado a ser desenvolvido desde 2004 e cujo verdadeiro nome é LTE, abreviatura de Long-Term Evolution (Evolução de Longo-prazo).
A rede de quarta geração acabará ainda com as diferenças tecnológicas entre a Europa, América e Japão, pois as operadoras destas regiões poderão adaptar o hardware e p^-lo a funcionar em 4G bastando apenas uma modificação de software.
Com esta inovação os utilizadores de telefones móveis terão acesso a uma velocidade de transmissão de dados de 100 megas numa fase inicial, podendo chegar a um gigabyte, atualmente a velocidade disponível na rede 3,5G é de apenas 7,2 megas.