A pintura a óleo “A caça ao javali de Caledónia”, do pintor flamengo Peter Paul Rubens (1577-1640), roubado de um museu na Bélgica há dez anos, foi recuperado pela polícia grega, anunciaram esta sexta-feira as autoridades do país.
A peça já foi examinada por peritos do ministério que confirmaram o seu valor e a sua autenticidade. A obra, datada de 1618 e roubada em 2001, é “um quadro particularmente importante”, afirmou o ministério da Cultura grego citado pela AFP.
Dois cidadãos gregos, um homem e uma mulher, foram detidos quando se encontravam na posse da tela roubada. As autoridades não deram mais detalhes da apreensão por estar a decorrer uma investigação sobre o caso.
A polícia grega indicou que o homem detido está ligado ao mercado de antiguidades e a mulher é apresentadora numa cadeia de televisão, mas os dados apontam que nenhum dos detidos esteja diretamente relacionado com o roubo.
O quadro agora recuperado estava incluído na lista da Interpol de objetos culturais desaparecidos.
O Ministério da Cultura grego acrescentou que a pintura agora recuperada e outros bens culturais reavidos noutras operações vão ser apresentados ao público em breve.