A experiência para recriar os momentos que se seguiram ao Big Bang arrancou esta manhã como previsto mas teve de ser suspensa devido a um problema técnico. Os cientistas do CERN conheceram assim o primeiro revés nesta tentativa para recriar a origem
A experiência para recriar os momentos que se seguiram ao Big Bang arrancou esta manhã como previsto mas teve de ser suspensa devido a um problema técnico. Os cientistas do CERN conheceram assim o primeiro revés nesta tentativa para recriar a origem do universo mas segundo os próprios foi apenas um atraso e e já retomaram nova tentativa. Segundo os técnicos citados pelo jornal L´Express, trata-se de um problema de rotina para uma máquina complexa como o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hadrões) e às 11h30 GMT já será possível uma nova tentativa de primeira colisão.
Para seguir a experiência em direto pode dirigir-se ao Pavilhão do Conhecimento em Lisboa ou seguir a transmissão em direto na internet. Pode ainda saber tudo sobre o LHC e seguir a tentativa de colisão passo a passo e a tempo real no Twitter do CERN.
A experiência tem lugar a 100 metros de profundidade onde está instalado o Grande Colisor de Hadrões, o mais potente acelerador de partículas do mundo e se for bem sucedida recria o Big Bang que deu início ao universo.
Se alcançar os 7 TeV, o CERN chegará a uma potência três vezes e meia maior que a já atingida pelo concorrente americano, o Fermilab de Chicago.