por redação
O ano de 2016 foi, assim, o sétimo ano consecutivo de crescimento das vendas nos mercados externos. Desde 2009, as exportações já aumentaram mais de 55 por cento, revela a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) em comunicado de imprensa.
O calçado português cresceu em praticamente todos os mais relevantes mercados externos. Desta forma, as exportações portuguesas de calçado estão a aumentar, desde 2010, para os 20 principais mercados do calçado português, com exceção do Reino Unido.
Embora as exportações continuem a apresentar alguma concentração nos grandes mercados europeus, as taxas de crescimento mais elevadas foram obtidas nos mercados não tradicionais do setor, que configuram oportunidades de diversificação: China (3108 por cento), Emirados Árabes Unidos (608 por cento), Estados Unidos (461 por cento), Austrália (363 por cento) e Polónia (295 por cento).
No mesmo período, o preço médio de exportação aumentou 24 por cento, em consonância com o objetivo de afirmar a sofisticação e qualidade da oferta nacional. Entre os principais produtores mundiais de calçado, Portugal apresenta o segundo maior preço médio de exportação.