A reciclagem das rolhas das garrafas de vinho, licores ou espumante permite a plantação de milhares de árvores e também aproveitar a cortiça para criar novos materiais. Em menos de dois anos já foram plantadas 128 mil árvores em Portugal.
A reciclagem das rolhas das garrafas de vinho, licores ou espumante permite a plantação de milhares de árvores e também aproveitar a cortiça para criar novos materiais. Em menos de dois anos já foram plantadas 128 mil árvores em Portugal.Em 2009 foram recolhidas 22,57 toneladas de cortiça (correspondentes a cerca de 5 milhões de rolhas) nos 39 hipermercados Continente, nos 13 centros comerciais Dolce Vita e na rede restaurantes de recolha de óleos pela Biological.
As rolhas foram recicladas na Corticeira Amorim, dando origem a novos materiais, enquanto as receitas da reciclagem reverteram integralmente para o programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade”, que visa preservar as árvores que constituem a floresta autóctone portuguesa, entre as quais o sobreiro.
Através da parceria em que estão envolvidos vários parceiros, foi possível plantar cerca de 85 mil árvores no final de 2009, no âmbito do Programa “Criar Bosques”, para o qual revertem as receitas do projeto Green Cork, da Corticeira Amorim. Entre Outubro de 2008 e Abril de 2010, foram já plantadas 128 mil árvores em Portugal.
92 tonelas de rolhas recicladas em vários países
No total de programas de reciclagem de rolhas de cortiça que tem em diversos países, a corticeira Amorim já reciclou – até ao final de 2009 – cerca de 20 milhões de rolhas, o equivalente a 92 toneladas.
Só a campanha Recork desenvolvida nos EUA recolheu 12,707,485 rolhas de cortiça e permitiu a plantação de 3729 árvores, de acordo com informação da empresa.