As 27.169 toneladas de materiais colocados para reciclagem, até ao mês de julho, nos Ecopontos Ecocentros e Zonas de Recolha Seletiva, representam várias toneladas por cada setor, segundo o comunicado da LIPOR empresa responsável pela recolha na área do Grande Porto.
Os cidadãos da Área de intervenção da LIPOR separaram 4.973 toneladas de embalagens plásticas e metálicas, 9.492 toneladas de papel e cartão, 9.373 toneladas de vidro e 3.331 toneladas de outros materiais – monstros não metálicos, madeiras, sucatas e pilhas, baterias, lâmpadas.
Segundo a empresa responsável pela recolha, “estes valores são fruto do forte investimento e da aposta que a LIPOR e os Municípios associados têm desenvolvido. O objetivo da empresa é maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem.
Pontos de recolha
Os cidadãos do Grande Porto têm à disposição um sistema completo de infraestruturas, equipamentos e serviços para a deposição seletiva dos resíduos.
Os pontos de recolha abrangem 50.000 habitantes e distribuem-se da seguinte forma: 21 ecocentros, cerca de 3565 ecopontos e recolha seletiva porta-a-porta distribuída por dois municípios.
O conjunto de estruturas de deposição seletiva é complementado pelo Centro de Triagem e Plataformas de apoio. Aqui os materiais separados pelos cidadãos sofrem triagem, sendo depois enviados para as indústrias recicladoras.
Outros dados
– No ano 2010, a Lipor encaminhou para reciclagem 19.448,00 toneladas de vidro, permitindo a poupança de 2.917.200 litros de petróleo.
– 1 tonelada de vidro reciclado permite poupar 150 litros de petróleo
– Com o encaminhamento de 20.911 toneladas de Papel e Cartão para reciclagem, a Lipor evitou o abate de cerca de 355.487 árvores.
– 1 tonelada de Papel e Cartão corresponde à poupança de 15-20 árvores