O processo é simples: os aparelhos inseridos na máquina são avaliados quanto ao seu valor financeiro. Os utilizadores ficam a saber quanto podem receber pelo artigo que dispensaram, podendo também usufruir de descontos na superfície comercial em que o ecoATM se encontra.
“Além de beneficiar os consumidores economicamente, o ecoATM tem também um valor inestimável para a sociedade em geral, ao ajudar a salvar o meio ambiente de toneladas de lixo eletrónico”, refere Tom Tullie, presidente da empresa sediada na Califórnia, citado em comunicado.
De acordo com o mesmo documento, a população norte-americana adquire, todos os anos, 500 milhões de gadgets e a frequência com que os substituem é cada vez maior.
“Infelizmente, existem poucas soluções eficazes para que os consumidores revendam ou reciclem esses aparelhos, o que faz com que a grande maioria acabe por ser despejada nas lixeiras municipais”, explica a empresa.
A ecoATM já recebeu inúmeros prémios pelo desenvolvimento deste inovador equipamento, incluindo o galardão de Novidade Ecológica de 2010, atribuído pela revista Popular Science.
[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]