As receitas geradas pelo turismo em Portugal, desde o início deste ano até setembro, superam em 44 milhões de euros o valor conseguido em 2008, considerado o melhor ano de sempre do setor. Os dados foram divulgados na abertura do congresso anual da Associação das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
Só este verão, o turismo amealhou mais de 2,87 mil milhões de euros de receitas com a visita de estrangeiros ao nosso país, o que constitui outro recorde para a época alta do setor, superando o melhor ano de sempre (2008), avança o Jornal de Notícias (JN).
Mas, em tempo de crise, como foi possível tamanho sucesso? O crescimento dos principais mercados emissores – Holanda (aumento de 20,3% nos gastos feitos em Portugal), Reino Unido (12,6%) e Alemanha (11,8%) – é a causa apontada. Também os gastos de turistas oriundos do Brasil aumentaram 56,3%.
Contudo, também os portugueses apostaram mais em ir para fora cá dentro: segundo o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, o peso do turismo interno passou, nos últimos dois anos, de 32% para 36% do setor, devido a uma maior aposta da promoção neste segmento.
Durante a sua presença no congresso da APAVT, que decorreu no passado fim de semana, o governante advertiu que “2011 poderá ser um ano difícil”, em que “fortes condicionalismos surgirão em termos de procura interna”.