Um realizador português está entre os onze finalistas do festival norte-americano 'One Screen', com o videoclip do tema 'Forever', da banda Sigur Rós. Da autoria de Pedro Resende, de 29 anos, o vídeo é concorrente direto com produtores de renome inte
Um realizador português está entre os onze finalistas do festival norte-americano 'One Screen', com o videoclip do tema 'Forever', da banda Sigur Rós. Da autoria de Pedro Resende, de 29 anos, o vídeo é concorrente direto com produtores de renome internacional, como a Spy Films e a Great Guns.
Naquele que é um evento de referência para a comunidade de criativos nova-iorquina, o trabalho do português é um dos nomeados que vão agora à final do festival 'One Screen', onde o júri irá eleger qual, afinal, o melhor videoclip de 2013. O anúncio do vencedor será feito a 28 de Janeiro, em Nova Iorque.
O vídeo foi produzido em Austin, no Texas, EUA, quando Pedro Resende ainda estudava na Universidade dessa cidade norte-americana e com vista à participação no Valtari Mystery Film Experiment. Entre mais de 900 candidaturas, oriundas de todo o mundo, o vídeo acabou em 12º lugar.
Entretanto, desde essa altura, o mesmo já foi distinguido no festival australiano Short Sharp, no Festival Internacional de Bogotá e no Festival Corona Fast em Cork, na Irlanda.
Pedro Resende foi também o vencedor do Prémio ZON, na edição de 2010, na categoria de curtas-metragens com 'Maybe', um trabalho que acabou por ganhar mais de 20 prémios internacionais e ir a mais de 60 festivais. O português é também autor do mini-documentário 'Postcards from Lisbon', que conta a história de um emigrante mongol na capital.
Mais recentemente, o realizador luso venceu também o concurso Animation Talent Award com a curta 'Imaginarium – The Film', rodada em Londres. A curta-metragem foi financiada via crowdfunding, tendo angariado 10.000 euros num mês através da Internet.