Portugal tem o primeiro mestrado da Europa em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. Depois de ter sido pioneira ao abrir há quatro anos a primeira licenciatura na área, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) inaugura, no próximo ano letivo, o novo mestrado.
Este será o único mestrado de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas em toda a Europa, anunciou a UTAD, esta semana, no seu site oficial. Atualmente, só existe uma pós-graduação desta natureza no espaço europeu – sem atribuição do grau de mestrado – criada em 2008, na Universidade de Coventry, no Reino Unido.
O plano de estudos do mestrado está direcionado para dois perfis de estudantes distintos: para os licenciados no curso e para os que têm grau académico superior em outros cursos de engenharia ou áreas similares. O prazo de candidaturas ao mestrado decorre de 1 a 26 de agosto.
A licenciatura e o mestrado fazem parte de um processo que começou há quase dez anos na UTAD com a criação do Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC), que dá apoio e cede os recursos ao curso.
O CERTIC tem a sua atividade direcionada para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida das populações com necessidades especiais (pessoas com deficiência, idosos e acamados), em áreas como o acesso a tecnologias e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação.
Em dezembro de 2010, a UTAD recebeu o galardão da Inclusão nas comemorações do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, em Leiria, pela investigação e criação desta licenciatura pioneira.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]