A nova estrela da música boliviana dá pelo nome de José António Montaño. O rapaz cego de nove anos tem percorrido várias salas um pouco por toda a América do Sul.
A nova estrela da música boliviana é um menino de nove anos, cego, que dá pelo nome de José António Montaño. O jovem pianista tem percorrido várias salas um pouco por toda a América do Sul.
Segundo o jornal britânico Mirror, José começou a tocar bateria com apenas quatro anos e surpreendeu os professores pela forma rápida com que aprendia. Pouco depois começou a tocar piano e revelou a mesma destreza.
Num vídeo divulgado pela BBC Mundo, José afirma que já tocou em países como o Brasil ou o Perú, além de ter atuado em várias cidades da Bolívia. “Gosto muito da música jazz, inspira-me muito, ouço muito este tipo de música”, salienta o menino.
O rapaz, de Cochabamba, na Bolívia, formou o seu primeiro trio de jazz com apenas cinco anos.
Verónica Perez, cantora de jazz, explica que “o mais interessante no José André é que ele toca de tal forma que mostra aos outros músicos que a música jazz deve ser completamente livre, e improvisa e brinca com os músicos com quem está a tocar”.
Sobre o futuro, José André afirma que quer tornar-se um pianista profissional.
Notícia sugerida por António Resende