Hugo Esteves e Pedro Duarte, recém-licenciados em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações, criaram uma plataforma online de agendamento do espetro rádio que planeia, automaticamente, as frequências usadas pelas equipas de som e imagem durante eventos como concertos e espetáculos, o que garante a inexistência de interferência entre os equipamentos no terreno.
A convite de um dos orientadores do projeto, Hugo Esteves apresentou este mês o projeto em Munique, durante um congresso internacional, e atraiu a atenção da indústria graças à capacidade da plataforma de automatizar um processo hoje realizado manualmente.
Graças às características inovadoras do trabalho dos investigadores portugueses, o Instituto para a Radiodifusão Alemã ofereceu mesmo um contrato profissional a Hugo Esteves, convidando-o a desenvolver a plataforma em terras germânicas, avança o site oficial do IPCB.
O jovem mostrou-se muito satisfeito com a possibilidade de apresentar o trabalho conjunto, que considera “uma prova de que em Castelo Branco se produz do melhor”, fora das fronteiras nacionais.
Entretanto, o projeto, que, segundo o IPCB, “ultrapassou claramente as expectativas”, continua a ser promovido com a ajuda dos orientadores junto de órgãos da Comissão Europeia e Reguladores de alguns países.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]