“O jazz é uma música da noite”, diz o locutor de 73 anos que ainda hoje pode ser ouvido diariamente na Antena 1, sempre antes das 22h00 e das 04h00. O programa de José Duarte foi um dos maiores contributos para a divulgação daquele género musical em Portugal, numa altura em que o país se debatia com uma ditadura.
“Antes dos «Cinco Minutos» não havia praticamente nada de Jazz, dado o regime político em que vivíamos. Ia a Paris e lá comprava os discos”, recorda o radialista em entrevista à RTP.
O programa tem um conceito simples: José Duarte faz uma introdução, mostra uma música e no final deixa uma breve explicação. “É muito mais difícil fazer cinco minutos do que uma hora. Mas é uma fórmula justa, porque se pode resumir aí tudo o que é preciso saber sobre o jazz”, defende.
As emissões foram interrompidas logo após a revolução de 25 de abril, mas em 1984 foi recuperado pela Rádio Comercial. Nove anos depois, o histórico programa foi transferido para a Antena 1 para dar continuidade à divulgação de todos os estilos de Jazz popularizados ao longo dos tempos, desde o swing dos anos 30, ao hard bop dos anos 50 e passando pelo free jazz.
As dezenas de milhar de discos da coleção de José Duarte estão reunidas no Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro.