A Quercus vai recuperar um bosque com cerca de 2,6 hectares, na Serra do Alvão, concelho de Vila Pouca de Aguiar, de modo a proteger 12 espécies num total de 780 árvores e arbustos.
O projeto “Criar Bosques” vai decorrer até Março e passa pelo controlo seletivo da vegetação herbácea e arbustiva, a realização de podas, a remoção de exemplares mortos, doentes ou dominados, a plantação de espécies autóctones nas clareiras para revitalização do espaço e promoção da biodiversidade.
Em comunicado, José Paulo Martins, da Quercus, explica que “estas iniciativas são importantes para a conservação e recuperação da nossa floresta autóctone e, no caso presente, correspondem também a medidas ativas para ajudar à gestão da rede natura 2000 onde a Serra do Alvão se inclui”.
Este trabalho conta com o apoio da empresa Tafibra, dando assim continuidade à parceria com a Quercus que teve início em 2010 e que já resultou na preservação de um bosque de carvalhos na Serra do Caramulo.
A Tafibra é uma marca da Sonae Indústria que produz derivados de madeira utilizados nos setores de produção de mobiliário, decoração, e construção.