E se todos os dias tivesse desconto no momento de comprar o pão? Em Espinho, no âmbito do projeto A Saca do Pão d'Avó, já há quatro padarias que fazem esta oferta: e para usufruir deste desconto basta levar um saco de pão.
E se todos os dias tivesse 10 por cento de desconto no momento de comprar o pão? Em Espinho, no âmbito do projeto A Saca do Pão d'Avó, já há quatro padarias que fazem esta oferta: e para usufruir deste desconto basta levar um saco de pão. A ideia, tão simples como inteligente, já mereceu um prémio europeu.
por Patrícia Maia
Os ‘tradicionais’ sacos de plástico (ou papel) podem ter os dias contados. No âmbito da 5.ª Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, e em parceria com a LIPOR, duas funcionárias da Biblioteca Municipal José Marmelo Silva, em Espinho, desenvolveram esta ideia para combater a produção deste tipo de lixo.
“Participamos desde o primeiro ano neste concurso de ideias e este ano achámos que oferecer um desconto no pão era uma boa maneira de combater estes resíduos. Batemos à porta de algumas padarias e conseguimos a adesão de quatro”, conta Andrea Magalhães que, em conjunto com Sandra Vieira, é uma das mentoras do projeto A Saca do Pão d’Avó.
O objetivo inicial previa que as padarias aderissem apenas durante o mês de candidatura ao concurso, Novembro de 2013, mas o resultado tem superado as expectativas e as padarias continuam a oferecer o desconto.
“É uma solução que traz vantagem para todos”, garante Andrea Magalhães: reduz o plástico e o papel, atrai clientes e reduz os custos que as padarias têm nos sacos que têm de oferecer aos consumidores.
Prémio recebeu mais de 12.800 candidaturas
A simplicidade da ideia cativou o júri do Prémio Europeu da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na categoria ‘Outros’. O concurso recebeu mais de 12.800 candidaturas, de 23 países, das quais foram selecionados 85 semifinalistas para seis categorias. O projeto de Espinho venceu na categoria “Outros”.
Foi só em Maio, durante a entrega dos prémios, numa cerimónia que decorreu em Roma (Itália), que Sandra e Andrea souberam que tinham sido selecionadas. “Foi um orgulho e uma surpresa”, salienta.
Além do júri deste prémio também os consumidores se estão a mostrar fãs da ideia: “soubemos de algumas pessoas que, quando souberam do desconto, foram para a casa fazer o seu próprio saco de pão”.
No futuro, Andrea e Sandra gostavam que a “ideia fosse replicada noutros municípios”. “Como tem sido divulgado na imprensa nacional pode ser que chegue a outras autarquia, porque este não é um projeto destinado apenas a Espinho, é um projeto que tem por objetivo ajudar a reduzir resíduos” em qualquer cidade.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes