“Uivo”, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, sobre o jovem poeta Allen Ginsberg (James Franco) que nos anos 50 foi a tribunal por causa de um poema que escreveu, é o filme de abertura do Festival. O encerramento fica a cargo de “Taxi zum Klo”, de Frank Ripploh, uma obra que transgride não apenas os cânones estéticos e narrativos cinematográficos, como as normas vigentes de sexo, sexualidade e género.
O evento conta ainda com a presença da realizadora suíça Sylvie Cachin, que apresenta o seu “gODDESSES (we believe we were born perfect)”; do realizador norte-americano Todd Verow, que vai apresentar as suas longas-metragens “The Final Girl” e “Leave Blank”; do realizador sueco Håkon Liu, que apresenta “Miss Kicki”; do realizador grego Panagiotis Evangelidis para falar sobre o seu documentário “The Life and Death of Celso Junior” e sobre a curta experimental “Diptych: The love that dare not speak its name”; de Hong Khaou, que apresentará a curta “Spring”, e de Pedro Barão, com a sua curta “Vibratum Vitae”.
A juntar à programação dos 84 títulos deste ano, o festival conta com atividades paralelas como o espectáculo de teatro Silenciados, do grupo madrileno Sudhum, e a instalação Mansfield 1962. A seguir à exibição do documentário “We Were Here”, de David Weissman, terá lugar o debate “VIH/SIDA: 30 anos depois”, promovido pelo CheckpointLX.
Os bilhetes do Festival estão já à venda em exclusivo na bilheteira do Cinema São Jorge e o calendário de sessões pode ser descarregado AQUI.