Portugal ocupa quatro posições na tabela das quinhentas melhores universidades do mundo do 'ranking' de Xangai 2013. Para além das Universidades de Lisboa, Porto e Técnica, a Universidade de Coimbra estreia-se na lista.
Portugal ocupa quatro posições na tabela das quinhentas melhores universidades do mundo do 'ranking' de Xangai 2013. Para além das Universidades de Lisboa, Porto e Técnica, a Universidade de Coimbra estreia-se na lista das universidades mais conceituadas a nível internacional.
Divulgada esta sexta-feira, a classificação tem por base mais de 1.200 instituições de ensino superior. A Universidade de Lisboa subiu de um lugar entre as 500 melhores do mundo para um entre as 400, em 2013. Embora, este ano, a antiga Clássica se tenha fundido com a Universidade Técnica de Lisboa, as duas ainda foram avaliadas em separado.
Também a Universidade do Porto ocupa uma posição entre as 400 melhores, repetindo o feito conseguido já no ano passado. A Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade de Coimbra encontram-se no patamar das 400-500 instituições com melhor avaliação.
Hegemonia norte-americana
Os cinco primeiros lugares são ocupados por Harvard, Stanford, Berkeley, MIT (Massachussets Institute of Technology) e Cambridge, respetivamente. No top 10, oito das universidades classificadas são norte-americanas. No top 20, 17 são do outro lado do Atlântico. E em termos das 50 melhores instituições, apenas 15 não são dos EUA.
A Universidade de Cambridge é a primeira universidade europeia a marcar presença, em 5º lugar, seguindo-se a Universidade de Oxford, em 10º lugar. Do lado asiático, a Universidade de Quioto, no Japão, é a melhor classificada, marcando a 21ª posição.
O 'Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2013', da Universidade de Jiaotong, em Xangai (China), é considerado um dos mais influentes do mundo. Todos os anos avalia mais de 1.200 universidades, divulgando apenas as primeiras 500 classificadas.
O ARWU é definido com base em quatro grandes critérios: qualidade da educação (os alunos que foram prémios Nobel ou ganharam medalhas Fields), qualidade da instituição (professores e investigadores com prémios Nobel ou medalhas Fields), resultados da investigação (artigos publicados nas revistas Nature e Science e artigos citados) e dimensão (rácio de performance académica).
Clique AQUI para consultar a lista completa do ranking de Xangai 2013.
Notícia sugerida por Maria Pandina e Maria da Luz