No passado dia 9 de Fevereiro, a CIONET e a Porto Business School receberam Nils Fonstad, research scientist, no centro de investigação de sistemas de informação do MIT (MIT CISR).
Também foram apresentadas as abordagens de gestão que as empresas estão a adotar.
Foram mencionados quatro fatores essenciais que devem ser tidos em conta num processo de desenvolvimento e amplificação de inovação digital de qualquer organização.
Um dos fatores é o investimento total despendido em inovação digital, ao realizar um constante update do investimento total neste processo é possível obter insights sobre a correta alocação do budget.
Um processo de inovação digital de sucesso é interdisciplinar. Como tal, deve abordar os seguintes cinco domínios essenciais de uma organização: processos, experiência dos colaboradores, serviços/produtos, experiência de consumo e modelo de negócio.
Deverá ser medido o custo e o rendimento dos projetos de inovação digital já que permite retirar insights sobre as práticas com maior taxa de sucesso e implementá-las em projetos futuros.
Por último, deverá ser potenciado o impacto de projetos de inovação bem-sucedidos ou seja, numa perspetiva organizacional, é fundamental incentivar e premiar o sucesso de projetos individuais ou coletivos de inovação, criando complementaridades entre os mesmos, e alavancando desta forma o seu impacto e proliferação no seio das organizações, numa ótica de fomento de boas práticas de inovação e aprendizagem contínua.
Além das quatro insights acima referidas, fomentar um espírito e cultura de start-up na organização levará a que os colaboradores se sintam motivados a colaborarem com projetos de inovação na organização, aumentando também o seu empenho na procura e partilha de soluções inovadoras.
O conteúdo Quatro fatores primordiais para projetos de inovação digital aparece primeiro em i9 magazine.