A exposição dá oportunidade ao público de realizar uma viagem pela história do Quartel e o seu património desde a sua fundação entre 1383 e 1385. A exposição dá especial destaque ao terramoto de 1755 e à figura de Marquês de Pombal que criou as bases das modernas forças de segurança, bem como às revoluções de 5 de Outubro de 1910 e de 25 de Abril de 1974.
Os recantos emblemáticos do quartel podem ser visitados ao pormenor: a sala onde se refugiou Marcelo Caetano no 25 de Abril e onde decorreram as negociações para a sua rendição. É ainda possível visitar a varanda sob o Rossio, a Torre Sineira e o Relógio.
Com conteúdos multimédia, esta exposição constitui uma oportunidade para circular nos espaços conventuais criados por D. Nuno Álvares Pereira, herói nacional e santo, nos finais do século XIV e descer à cisterna subterrânea do antigo Convento do Carmo.
O público tem também a oportunidade de participar nas diversas atividades de caráter lúdico programadas, como por exemplo interação com mascotes, cães e cavalos, passeios em charrete e volteios a cavalo.
Segundo o site ofical da GNR, até ao dia 12 de maio, a exposição já foi vista por 6.751 visitantes. A entrada é livre e a exposição pode ser visitada, todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00.