O ano de 2011 teve mais dias em que a qualidade do ar foi classificada como "muito boa" em comparação com o ano anterior. Os dados são do Relatório do Estado do Ambiente, divulgados, esta segunda-feira, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
O ano de 2011 teve mais dias em que a qualidade do ar foi classificada como “muito boa” em comparação com o ano anterior. Os dados são do Relatório do Estado do Ambiente, divulgados, esta segunda-feira, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A classe dominante referente à qualidade do ar foi “boa” sendo que, em relação a 2010 houve uma diminuição do numero de dias identificados como “maus” (menos seis dias). As zonas do Vale do Sousa, zona de influência de Estarreja, centro interior e Alentejo interior foram as que mais contribuíram para esta melhoria.
Segundo o Relatório do Estado do Ambiente, foi também registada uma melhoria na qualidade do ar no Norte Interior, Açores e aglomeração de Faro e Olhão, no Algarve.
Quanto aos dados referentes à poluição atmosférica por ozono, “em 2011, foram registados 22 dias com excelências ao limiar de informação, denotando um decréscimo face ano anterior”, pode ler-se no documento.
No mesmo relatório, o organismo público responsável pelas questões do ambiente salienta que houve “uma redução mais acentuada das emissões de poluentes face ao decréscimo do consumo energético, o que indica uma melhoria ao nível da implementação de tecnologias de controlo da poluição”.
Clique AQUI para aceder ao relatório.