por redação
Muita gente conhece o Jumbo como o campeão dos preços baixos. Apesar de no ano passado ter perdido para o Continente, este ano alcançou o título do supermercado mais barato. Mas será que é assim em todo o país?
A Deco Proteste fez um estudo onde para além de confirmar que o Jumbo e Jumbo Online este ano ficou em primeiro lugar, garante que se procurar o supermercado mais barato em cada região, pode conseguir gastar muito menos e conseguir poupar significativamente.
Em Vila Nova de Poiares, por exemplo, não há Jumbo, logo fica mais barato comprar no Mini Preço ou no Intermaché. Basta aceder aqui para ver qual o supermercado mais barato e que se encontra mais próximo de si.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor criou um simulador onde pode colocar o distrito onde se encontra e automaticamente aparecem quais os supermercados mais próximos. Pode, ainda, colocar na pesquisa os cabazes mais utilizados nas suas compras: frutas, legumes, peixe, bebidas, higiene pessoal e até mesmo produtos para a limpeza de casa.
Em quase todos os distritos nacionais o Jumbo destacou-se como o mais barato nas localidades onde mantém as lojas. Na ausência deste, é o Continente que assume a liderança. Os últimos posicionados são o Mini Preço, Lidl, Intermaché e Pingo Doce.
Poder do marketing na decisão de compra
As estratégias de Marketing que consistem em oferecer bonecos ou “kits” com brindes, são armas secretas que os supermercados fazem para atrair famílias às respetivas lojas. Aqui verifica-se que o alvo é a criança que deseja ter o brinde, então os pais chegam até mesmo acelerar o processo de compra, para conseguirem que os mais pequenos ganhem o tão esperado “prémio”.
A professora de Marketing no ISCTE, Hélia Gonçalves Pereira diz à Deco que “basta que consigam atrair as crianças das famílias, que elas próprias se encarregam de arrastar o resto da família para o supermercado”.
Apesar de o Continente ter ficado muito próximo do Jumbo na tabela, não conseguiu vencer, mas a Deco comprovou que a concorrência está cada vez mais forte e utilizam várias estratégias para ter um cliente fidelizado.