A estimativa base da leiloeira Christie’s para “Looking Back”, de 1987, era de de 600 mil a 800 mil libras ( 675 mil a 900 mil euros). A licitação final foi de 769 250 libras (866 175 euros). O anterior recorde tinha sido registado em 2008 na leiloeira rival Sotheby’s, quando “Baying”, de 1994, foi arrematado por 558 mil libras (740 mil euros no câmbio da altura).
O valor do quadro vendido deve-se ao significado e importância da tela na vida e carreira da pintora portuguesa, que terminou a obra em 1987, ano em que foi mostrada pela primeira vez em Londres, na galeria Edward Totah.
O quadro é considerado um estudo ambíguo das relações entre mulheres, mostrando duas figuras femininas reclinadas sugestivamente sobre uma mesa, enquanto uma criança está ajoelhada no chão junto a um cão.
O catálogo do leilão destaca como esta obra, realizada um ano antes da morte do marido, o também pintor Victor Willing, personifica as emoções da artista numa altura em que este se encontrava muito doente. Uma interpretação possível da obra identifica a crescente dependência de Willing, representado pelo cão, em relação à criança a seu lado, representando Paula Rego, que até então vivera na sombra do artista inglês.
“Looking Back” foi exposto em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu da Fundação Serralves, no Porto, em 1988, e no Centro Cultural de Belém, mais tarde, em 1997, ano em que Paula Rego teve uma retrospectiva no Museu Tate Britain em Liverpool.
Clique AQUI para aceder ao catálogo da Christie's.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Vítor Fernandes]