“Where Speech Could Have Been Transcrible”, como se intitula a obra do pintor português, é um acrílico, grafite e carvão em tela, pintado e datado de 2001, cuja estimativa de venda se situava entre os 30 mil e os 40 mil euros.
Questionado pela agência Lusa sobre a venda da sua obra e o valor que esta atingiu, o pintor disse apenas: “Acho bem que em vez de ter sido vendido para especulação o tenha sido para algo de útil”.
As receitas do leilão, realizado pela Sotheby´s, destinam-se ao pagamento a credores da Lehman Brothers entre os quais, diz a Lusa, se encontram instituições portuguesas como o Grupo Espírito Santo (que reclama 240 milhões de euros) e o Ministério das Finanças, através do Instituto de Gestão de Tesouraria e do Crédito Público.
A obra do pintor português, nascido em Lisboa em 1948, integrava um lote de 160 obras daquela instituição bancária norte-americana.
A coleção de arte contemporânea, adquirida pelo Lehman Brothers em 2003, inclui muitos artistas consagrados, de Andy Warhol a Richard Prince, passando por Gerhard Richter, Anish Kapoor e Olafur Eliasson.