No dia em que celebra 22 anos, o jornal Público vai ser distribuído gratuitamente nas bancas e online. O diário pretende fazer da data um ponto de viragem, surgindo com um formato mais pequeno e um novo grafismo.
A última remodelação gráfica do jornal diário foi feita há cinco anos e uma das mudanças mais notórias foi o desaparecimento da palavra “Público” da primeira página, surgindo em seu lugar a letra “P” em grande destaque.
Sobre a remodelação que assinala o 22º aniversário, a diretora do “Público” defende que esta nova atualização era inevitável, tendo em conta as alterações na forma como as pessoas consomem informação, sobretudo devido aos tablets, smatphones e outros suportes digitais.
Esta mudança levou a equipa a questionar “que jornal impresso faz sentido para os leitores lerem e que jornal faz sentido nós fazermos”, explica Bárbara Reis, no vídeo de apresentação do novo formato.
O novo grafismo foi concebido pelo designer britânico Mark Porter (ex-diretor criativo do The Guardian) e aposta, entre outras alterações, num jornal mais pequeno, agrafado, “mais confortável à leitura”.
Além da versão impressa, esta segunda-feira também a edição online – exclusiva para assinantes – está disponível para download, de forma gratuita, no site do jornal.
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[Notícia sugerida por Sofia Baptista]