Dois mil novos elementos vão ser admitidos este ano nas forças de segurança. Esta semana foi ainda divulgado que a criminalidade em Portugal diminui 1,2%, sendo uma das mais baixas na União Europeia.
Dois mil novos elementos vão ser admitidos este ano nas forças de segurança. Esta semana foi ainda divulgado que a criminalidade em Portugal diminui 1,2%, sendo uma das mais baixas na União Europeia.O despacho que autoriza a abertura de vagas para as forças de segurança da PSP e GNR terá sido assinado ontem pelos ministros das finanças e da administração interna segundo avançou fonte do Ministério da Administração Interna à agência Lusa.
O reforço do efetivo policial era uma das medidas previstas no programa do governo.
Portugal tem criminalidade mais baixa da UE
Segundo o “Relatório Anual de Segurança Interna” relativo a 2009 a criminalidade portuguesa registou um decréscimo de 1,2% em relação a 2008 com menos 4979 crimes.
A criminalidade violenta e grave diminuiu 0,6% em relação ao ano anterior, representando apenas 5,8% dos crimes participados em 2009.
“Comparando a criminalidade participada no nosso país com a registada nos restantes países da União Europeia (a 15), verifica-se que Portugal apresenta o rácio mais baixo de crimes por 1.000 habitantes (37,7), um valor significativamente mais baixo do que a média europeia (69,1)”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros divulgado no portal do governo.