O investigador Ricardo João Teixeira venceu o STAR Student Development Award, um dos principais prémios internacionais na área do stress e ansiedade. O trabalho, sobre o estado psicológico de filhos adultos de doentes com cancro, foi distinguido recentemente na conferência anual da Stress and Anxiety Research Society (STAR), realizada na Universidade de Münster, na Alemanha.
A investigação debruça-se na pesquisa sobre os filhos adultos de doentes em quimioterapia, os quais apresentam uma elevada morbilidade psicológica, explicou a professora Maria da Graça Pereira, docente na UM, ao Boas Notícias.
Uma das principais conclusões do estudo do português é que o suporte social é uma variável particularmente importante para os filhos com maior exaustão familiar, sendo necessário planear intervenções psicológicas direcionadas para esta população específica.
O trabalho do doutorando da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM) intitula-se “Psychological Morbidity in Adult Children Caregivers of Oncological Patients Undergoing Chemotherapy” e foi elaborado em coautoria com a professora Maria da Graça Pereira.
O STAR Student Development Award distingue os trabalhos que podem ser aplicados em teoria, prática e investigação, na área do stress e da ansiedade, contribuindo para um reconhecimento internacional de alunos de doutoramento e mestrado.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da UM.
[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira, Teresa Teixeira]