Manuela Ferreira Leite anunciou, a 25 de Janeiro, que o PSD se vai juntar ao CDS-PP na abstenção ao OE 2010. Mesmo que a esquerda vote unida contra o documento, serão 31 deputados a chumbar o documento e 102 deputados do PSD e do CDS-PP a abster-se.
A redução do défice público no valor mínimo exigido por Bruxelas, em meio ponto percentual do PIB, é um dos principais objectivos da proposta para as contas públicas.
A contenção salarial na Função Pública e a privatização são as principais apostas para reduzir a dívida pública. BPN, ANA e REN estão na lista das empresas para venda. Mas o Governo vai avançar com a venda de mais empresas na tentativa de, assim, reduzir a dívida pública.
O cenário económico em que se vai executar este Orçamento é de um crescimento inferior a um por cento, desemprego elevado e uma inflação que atingirá, no máximo 0,8%.
A concretizar-se a estimativa do Governo para o défice orçamental em 2009, este atingirá o mais elevado valor da história da economia portuguesa desde que há registo, superando os 8,68% registados em 1981.