O projeto "Felicidário", desenvolvido por uma associação portuguesa, vai, ao longo deste ano, dar 365 dicas práticas para se ser feliz. A iniciativa destina-se, sobretudo, aos maiores de 65 anos, mas as sugestões adequam-se a todos nós.
O projeto “Felicidário”, desenvolvido por uma associação portuguesa, vai, ao longo deste ano, dar 365 dicas práticas para se ser feliz. A iniciativa destina-se, sobretudo, aos maiores de 65 anos, mas as sugestões adequam-se a todos nós.
A felicidade é um desejo comum a todos e, embora seja vista como um destino, há quem defenda que é feita de pequenas coisas que se descobrem pelo caminho. Inspirado por essa ideia nasceu o projeto “Felicidário”, desenvolvido pela associação portuguesa Encontrar+se.
De acordo com o site oficial do projeto, “o Felicidário é um calendário e também é uma espécie de dicionário com 365 definições práticas de felicidade” que passam por, em vez de “arrumar as botas e fazer crochet”, procurar “fazer aquilo que nunca se fez”, todos os dias, durante um ano.
Estas definições de felicidade são ilustradas por vários artistas que se juntaram à Encontrar+se, uma instituição particular de solidariedade social portuguesa que procura desenvolver soluções para “as exigências próprias da reabilitação psicossocial das pessoas com doença mental grave”.
O projeto arrancou no dia 1 de Janeiro com a dica “A felicidade é abrir uma conta no Facebook…mas sem a ajuda do neto” e, desde então, todos os dias, uma nova sugestão tem sido publicada no site.
Entre os pequenos gestos que podem ajudar os seniores (e não só) a serem felizes estão também, por exemplo, “falar com um estranho”, “praticar yoga”, “cantar no chuveiro”, “ver um filme 3D” ou “saborear um banho de espuma”. Tudo em nome de uma alegria que não tem idade.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]