Fábio Agapito, de 21 anos, Cristiano Santos, de 22, e André Gonçalves, de 23, são os autores deste projeto de intercâmbio habitacional cujo principal objetivo é ajudar as famílias portuguesas a manter os seus filhos a estudar longe de casa sem despesas adicionais de alojamento, eletricidade, gás e água.
Em entrevista ao Boas Notícias, Fábio revelou que a ideia partiu do seu sogro “que, por ter dois filhos a estudar na universidade, lançou o desafio de ser criado algo que pudesse minimizar os gastos financeiros das famílias”. A solução encontrada materializa-se num serviço que permite a dois estudantes que tenham como ponto de origem e destino a cidade um do outro efetuar uma troca.
Para se aceder ao serviço, basta recorrer ao site oficial do projeto e efetuar um registo. Após esta primeira formalidade, “qualquer estudante tem a possibilidade de adicionar casas para aluguer ou intercâmbio”, explicou Fábio, sublinhando que o registo não é necessário para a pesquisa de casas, sendo obrigatório apenas caso se queira colocar ou responder a um anúncio.
A plataforma Home4Students não tem qualquer custo de adesão, mas os utilizadores podem pagar por um destaque maior dos seus anúncios, caso o desejem, na página inicial ou no separador de pesquisa. De acordo com o mentor, a adesão dos estudantes tem sido boa, uma vez que já foram atingidos cerca de 100 registos em menos de duas semanas.
Fábio, Cristiano e André criaram o projeto em meados de Junho, após terem terminado, em Setembro passado, a licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Politécnico daquela região.
Para aceder ao site do “Home4Students” clique aqui.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]