A freguesia de Arroios está a promover o evento Volta ao Mundo em Arroios onde 11 países, ao longo de uma semana (um país por mês), dão a conhecer a sua cultura, gastronomia e costumes em vários pontos da freguesia de Arroios.
Todas as culturas do mundo passam por Arrois. A freguesia está a promover o evento Volta ao Mundo em Arroios onde 11 países, ao longo de uma semana (um país por mês), dão a conhecer a sua cultura, gastronomia e costumes em vários pontos da freguesia de Arroios.
A Volta ao Mundo em Arroios, projeto financiado pelo programa BIP ZIP, organiza, uma vez por mês, uma semana cultural dedicada a diferentes países. Os eventos contam, por exemplo, com sessões de gastronomia, dança e música.
O projeto começou em Outubro de 2014 com a Guiné-Bissau, seguiu-se Cabo Verde, Espanha, Alemanha e em Janeiro Bangladesh. Em Fevereiro é a vez da China e depois chega a vez de Marrocos, Brasil e Ucrânia até o próximo mês de Julho de 2015.
Num comunicado enviado ao Boas Notícias, a freguesia explica que “a inexistência de um diálogo e integração cultural, onde as diferentes comunidades sobrepuseram a sua cultura de origem à cultura predominante, conduziu a um desequilíbrio cultural” na zona de Arroios.
Por esta razão nasce o projeto 1/11 (do qual faz parte o evento Volta ao Mundo) que tem como principal objetivo promover a inclusão das comunidades imigrantes no território da freguesia de Arroios através de ações socioculturais e pedagógicas.
Comentários
comentários