João Caeiro foi um dos responsáveis pelo projeto do estúdio de arquitetura Be Roots Studio em parceira com Fulvio Capurso e J. J. Santibáñez. O complexo, construído em 2013, ocupa uma área de 16 mil metros quadrados, e possui uma sala de ginásio, quatro campos de ténis e uma piscina semiolímpica.
O edifício foi ocupou o primeiro lugar do pódio do Cemex tanto a nível internacional (que analisou mais de 500 projetos de todo o mundo) como a nível local (propostas de projetos no México) na categoria 'Sustentabilidade'. Além disso, ficou na segunda posição na vertente de Edificação Educativa e Cultural (também na lista de concorrentes mexicanos).
O complexo mistura técnicas de construção modernas com técnicas tradicionais do México usando, por exemplo, materiais naturais como bambu e terra.
O edifício tem a capacidade de aproveitar a água da chuva e a ventilação natural, proveniente do vento, tendo ainda painéis solares no telhado, o que reduz os custos com energia.
Construído com tijolos madeira, bambu, metal, pedra e telha, o edifício possui um aspeto moderno envolvido por um cenário verde.
Clique AQUI para aceder à página do Sport City Oaxaca e AQUI para consultar os vencedores dos prémios Cemex.