Uma equipa de estudantes da Universidade do Porto acabou de ser selecionada para participar na edição 2014 do programa "Spin your Thesis!", organizado anualmente pela Agência Espacial Europeia. O programa vai decorrer de 8 a 19 de Setembro deste ano.
Uma equipa de estudantes da Universidade do Porto acabou de ser selecionada para participar na edição 2014 do programa “Spin your Thesis!”, organizado anualmente pela Agência Espacial Europeia. O programa vai decorrer de 8 a 19 de Setembro deste ano.
O trabalho de investigação proposto pela equipa portguesa, com o nome “AngioGravity”, tem como objetivo estudar o efeito da hipergravidade na formação e crescimento de vasos sanguíneos, o que pode ter uma aplicação no campo da medicina regenerativa.
Esta iniciativa traduz-se numa “oportunidade única para os participantes desenvolverem as suas experiências científicas em ambiente de hipergravidade”, explicou, esta quinta-feira, fonte da Universidade do Porto à agência Lusa.
Esta equipa de estudantes, selecionada de entre centenas de concorrentes, vai ter a oportunidade de realizar as suas experiências utilizando as instalações gravitacionais do Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial, em Noordwijk, na Holanda.
Para além dos jovens portugueses, participam ainda duas equipas holandesas e uma italiana. O projeto da equipa AngioGravity será financiado pelo programa “Spin Your Thesis!” e pelo Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade do Porto.