A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social Helena André afirmou esta sexta-feira, em Abrantes, que a construção dos 614 equipamentos sociais previstos no âmbito do programa PARES vai criar 10 mil postos de trabalho e que o mesmo “é para levar até ao fim”.
Em declarações à agência Lusa, Helena André disse que a questão da solidariedade social “é uma opção política” do Governo, exemplificando com o programa PARES, que prevê a construção de 614 equipamentos sociais em todo o território nacional, como lares, centros de dia, creches e outros de apoio domiciliário e a pessoas portadoras de deficiência.
Helena André disse que a construção dos 614 novos equipamentos representa um investimento de 424 milhões de euros, “repartidos em partes iguais pelos agentes públicos e privados”, acrescentando que o mesmo vai permitir disponibilizar 38 500 lugares para prestação de serviços a idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiência.
Em termos de emprego, a governante adiantou que, “ao longo do período de construção” dos equipamentos, o programa permite assegurar trabalho a 14 mil pessoas, dez mil das quais ficarão, com a conclusão dos equipamentos, com um “emprego de qualidade a tempo inteiro”.
A Ministra do Trabalho afirmou a sua convicção de que a conclusão do programa PARES não vai ser posta em causa pelas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, afirmando que “a larga maioria dos projetos já estão em obra ou adjudicados”.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]